Instalando IDE do Arduíno no Windows 7

Realizar a instalação da placa Arduíno é muito simples para isto basta somente conectar o equipamento ao computador através de um cabo USB tipo A E B. Após esse processo realizado caso seu computador seja Windows 7 (em nossos estudos utilizamos esse sistema operacional) será iniciada a ferramenta Plug-And-Play do Windows em busca de um driver compatível com o Hardware, o dispositivo não será instalado pois ainda não possuímos um driver compatível, para isso acesse o site oficial do Arduíno e na parte de downloads baixe a última versão do software compatível com o sistema utilizado, acompanhe a figura 3.

PaginaDownloadArduino

Figura 3 – Área de downloads site www.arduino.cc

 

Terminado o download do software basta descompactar o mesmo utilizando uma ferramenta para descompactação do aplicativo e selecionando um diretório para envio. Então abra sua área do “Gerenciador de Dispositivos” (Windows) e verifique se em “Portas (COM e LPT)” aparece um ícone do sinal de interrogação do Windows apontando que o driver não está instalado.

 GerencimanetoDeDispositivosArduino

Figura 4 – Gerenciador de Dispositivos

 

Após ter descompactado o software do Arduíno para algum diretório, clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo desconhecido e selecione a opção “Atualizar Driver…”, na tela em seguida pesquise o driver no computador com a opção “Procurar Software de Driver no computador”, na tela seguinte aponte o caminho da pasta do Arduíno que fora descompactado anteriormente, e deixe marcado o check Box “Incluir subpastas”.

CaminhoInstalaçãoDriver

Figura 5 – Caminho de instalação do driver.

 

Feito os procedimentos como descrito até então, siga com “Avançar”, e aguarde em quanto o Windows busca pelo driver do Arduíno, no momento que ele encontrar o arquivo desejado, será exibido uma tela para confirmação de instalação do dispositivo, como a da figura 6.

ConfirmaçãoInstalçãoDriver

Figura 6 – Confirmação instalação do driver.

 

Após a instalação do driver será exibida uma mensagem de conclusão. Terminado esse processo se tornará visível no “Gerenciador de Dispositivos” a conexão Arduíno Uno com o Arduíno Uno através de uma porta, é recomendável que esteja se utilizando a porta COM3.

Então abra sua IDE do Arduíno para criação de sketches, o arquivo executável encontra-se dentro da pasta que fora descompactada. A tela de desenvolvimento deve estar de acordo conforme da imagem 7.

IDEArduino

Figura 7 – IDE Arduíno

Caso seu Arduíno não tenha sido reconhecido pela IDE basta marcar a porta que a placa está utilizando, essa informação referente à porta utilizada pela IDE do Arduíno está disponível na tela do “Gerenciador de Dispositivos” como explicado anteriormente. Para selecionar a porta dentro do IDE do Arduíno basta no menu de opções da aba de ferramentas selecionar “Tools > Serial Port > (porta a ser utilizada)”.

Feito todos esse procedimentos com sucesso seu IDE está pronto para utilização.

Autor: João Pedro Schmitt (2013/04)

Sobre schmittjoaopedro

Trabalho com desenvolvimento Android, Java SE, Java Hibernate, Java JSP, Unity, SQL Contato 47 - 9615 2305 E-mail: schmittjoaopedro@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Arduino, Windows, Windows 7 com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s